quinta-feira, 28 de junho de 2012

O esperneio dos moribundos.

           Assistimos atualmente na sociedade brasileira o esperneio dos moribundos. Herdeiros da ditadura e da lógica Casa Grande & Senzala esperneiam diante da nova realidade social que constitui o nosso país. Vendo seus antigos lugares de poder tragados pelas forças tectônicas da História, vendo seus braços e tentáculos no Estado sendo cortados ou diminuídos, vendo sua influência sobre a sociedade e sobre a formação daquilo que chamavam "opinião pública" evanescerem, tem como último ato o esperneio. Vivem uma crise profunda. Sem identidade, sem discurso, sem palanque, sem credibilidade. 

             Desde a eleição de Lula em 2002 minguaram politicamente, não têm mais quadros nacionais, não têm mais discurso, quem dera um projeto de nação. DEM, PSDB e PPS, é nisto que se resume politicamente os herdeiros da Ditadura. A cada eleição sendo reduzidos, São Paulo e seu conservadorismo é seu último grande reduto, mas apenas uma parte de São Paulo. O deus mercado e sua lógica neoliberal, um dos discursos que lhes dava sustentação e lhes gerou dividendos políticos, sobretudo na década de 90 do século passado, está em crise letal, como eles também esperneia para não morrer por seus próprios termos. O fanatismo neoliberal levou o mundo a uma das maiores crises de sua história, talvez igual a de 1929, reacendeu o fogo dos facismos, das extremas direitas, dos racismos de Estado. A todo dia as pessoas se apercebem dessa lógica perversa, ainda veementemente defendida pelos sectos neoliberais de nosso país, incrustados, sobretudo, na mídia tradicional. Esta também esperneia, vive uma crise de credibilidade sem precedentes, não tem mais a prerrogativa de principal meio de informação e entretenimento...as vozes se pluralizaram com a Internet, com os blogs, com as redes sociais. Além do mais, como herdeiros e filhos diletos da ditadura sua grade conceitual de análise da atual sociedade continua sendo a mesma da ditadura, do período da guerra fria, tento substituído apenas o que chamavam de ameaça comunista pela ameaça "lulo-petista". 
          Ai está um dos motivos da perda de credibilidade, dos lugares de poder e da influência da direitona sobre nossa atual sociedade...ela é um ser estranho em seu meio, não a compreende, pois nunca quis e não quer pertencer a ela, tem o espírito e o pensamento em Miame. E como todo corpo estranho dentro de um corpo com sistema imunológico forte, soberano, democrático, como o é o da nossa atual sociedade, sofre a pressão para ser posto pra fora, para ser expelido. Expelido por uma sociedade que quer acertar as contas com seu passado, com toda essa herança maldita da ditatura que ainda entrava o nosso crescimento e o nosso desenvolvimento como nação. Um vírus que a cada ano que passa se mostra mais fraco, mas que continua a espernear como que dando seus últimos suspiros...tentando modificar, aqui e ali, seu DNA para continuar parasitando a nossa sociedade. Os últimos acontecimentos mostram como esta parcela de nossa sociedade, mesmo sem se reconhecer como tal, ainda está articulada, unida...mas, cada vez estão mais fracos, mais encurralados nas tramas de sua própria armadilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário